quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Patrono: SÃO DANIEL COMBONI
Daniel Comboni nasceu em Limone del Garda, pequeno povoado do norte da Itália, em 1831. Com apenas 26 anos, foi para o Egito como missionário e, entre 1857 e 1859, percorreu a Núbia, isto é, o Alto Nilo, realizando uma obra antiescravagista. Em 1872, foi nomeado provigário e, em 1877, vigário apostólico da África Central, com o título de bispo de Claudiópolis. Pesquisou e elaborou um mapa do Dar-Nuba, deixando também vários estudos sobre a língua das populações Denka e um vocabulário nubiano. Morreu em Cartum em 1881, onde seus missionários fundaram uma universidade católica. Com o lema: "África ou morte" fundou duas congregações religiosa paralelas, uma masculina e outra feminina: os Filhos do Sagrado Coração de Jesus e as Pias Madres da Nigrícia, comumente conhecidas como "combonianas". Foi beatificado pelo papa João Paulo II em 1996.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Trecho de uma carta que escreveu para a mãe onde Comboni dizia: “Querida mãe: se você visse a miséria que existe nestas regiões, você teria dado cem filhos, se os tivesse tido, para que viessem trazer alívio a esta gente”. E mais adiante: “Embora destroçado no corpo, o meu espírito permanece firme e vigoroso pela graça do Coração de Jesus”.
ResponderExcluir"Morro, mas minha obra não morrerá" Assim Dom Daniel Comboni, patrono da nossa escola,define a sua obra..
ResponderExcluirLucinalva