quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Produção Textual dos alunos da 3ª série do Vespertino



A LUZ E A SOMBRA DO TRABALHO







Todo trabalhador tem o direito a um trabalho digno. Cada pessoa precisa de um meio para sobreviver, sabendo-se que cada indivíduo luta para se sustentar. Atualmente há muitos trabalhos, mas ainda existe a escravidão, em muitas fazendas escondidas e também nas cidades. Mesmo assim, existe trabalho que ajuda o trabalhador crescer.



O trabalho é muito importante para todo cidadão. Mas para quem procura um trabalho é preciso abrir os lhos para não virar escravo. Hoje em dia existem pessoas que são escravizadas e que nem se dão conta de que o patrão está explorando-as. Além do mais, não é tão perceptível assim, pois alguns patrões exploram de um modo sutil. É bem diferente de tempos atrás, que as pessoas eram até espancadas depois de terem trabalhado o dia inteiro.



A escravidão hoje, não é só dos patrões. É também do próprio trabalho, e também da pessoa que fica presa a ele. Algumas pessoas têm até três empregos, não tem tempo para a família, porque o trabalho não deixa, e o desejo de ganhar mais é muito maior, porque senão, não paga as despesas de casa.



O trabalho é de fundamental importância para o cidadão. As áreas de trabalho variam para cada pessoa. As mesmas são distribuídas de acordo com o grau de estudo de cada cidadão. Quem teve oportunidade de estudar, vai trabalhar nas áreas mais rebaixadas, e às vezes sofrem até exploração de seus superiores. O mercado de trabalho quer os melhores, os mais capacitados, e os menos preparados ficam sofrendo opressão dos seus chefes.



Por fim, o trabalho possui ao redor de si luzes e sombras. A luz é trabalho digno onde o cidadão garante o sustento e a felicidade da família, a sombra a escravidão, a desvalorização do trabalho e do trabalhador que luta por sua realização por meio do trabalho.



Alunos: Igo, Agda, Angelica, Samuel, Diana, Poliana.

3ª Série - vespertino

Nenhum comentário:

Postar um comentário