quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sub-humanidade

O trabalho escravo continua sendo, em pleno século XXI, uma realidade para milhares de trabalhadores brasileiros, os quais são submetidos a condições sub-humanas.
O trabalho escravo contemporâneo é bem diferente do regime de escravidão que existiu no Brasil há séculos, em que uma pessoa tinha, por lei, posse da outra. Naquela época, mesmo com maus tratos e o cerceamento à liberdade, o escravo era considerado uma mercadoria valiosa.
Atualmente, o homem não é mais , aos olhos da lei, mercadoria, mas continua a ser tratado, na prática, como coisa, sendo submetido a condições incompatíveis com a dignidade humana. Não se vê mais senzalas. Elas deram lugar a barracos de lona sem nenhuma segurança, sem o mínimo de conforto, sem água potável para beber e para o preparo da comida.
Assim, é preciso que a sociedade como um todo tome consciência da gravidade do problema e exija ações concretas para sua erradicação. Para tanto, mostra-se fundamental a disponibilização de ampla informação sobre o que é o trabalho escravo nos dias atuais e as situações que determinam esse tipo de prática, de modo que cada cidadão possa formar sua convicção e exercer sua cidadania.
Alunos: Dayane, Mayra, Maria de Fatima, Sandreane, Suzana, Thaizzy.

Um comentário:

  1. Quero parabenizar esse grupo por essa redação q está muito interessante, bem criativa...
    BjS..:)
    By: Carlos Eduardo

    ResponderExcluir